O Ministro explicou as dificuldades políticas do momento, e as entendemos, mas que iria levar à Casa Civil a demanda para obter um prazo.
A ANMP tem estado alerta e vigilante aos eventos ocorridos no país recentemente e muito preocupada com a instabilidade criada e os problemas que o Governo estpa enfrentando, que impactam diretamente a vida do cidadão e consequentemente do Perito Médico. Estamos cobrando do Governo uma posição sobre a situação do trabalho dos Peritos Médicos no contexto de eventual agravo da crise atual.
Esclarecemos que nunca foi interesse da ANMP ter algum tipo de domínio sobre o INSS, muito menos a Presidência. Nosso objetivo sempre foi a independência funcional da autarquia, com a criação da carreira própria desatrelada do INSS. O fato da Diretora de Saúde do Trabalhador estar interinamente na Presidência representa apenas a confiança depositada nela, e portanto na categoria, para atuação em momentos de emergência, mas nunca foi meta nossa ter tal cargo.
Entendemos que ataques à nossa categoria, por parte de radicais xiitas oriundos de outras carreiras, com claro direcionamento partidário, não terão fim enquanto continuarmos vinculados ao INSS. Comportamentos criminosos como os vistos ontem, com ameaças de morte e condutas grotescas à pessoa da Diretora de Saúde do Trabalhador, que antes de mais nada é uma servidora pública concursada, não podem ser tolerados e terão a devida resposta na esfera cível e criminal. Mas sabemos que os ataques não cessarão.
Por isso mesmo na data de hoje, 29/05, a Diretoria da ANMP, representada pelo Presidente Francisco Cardoso e pelo Vice-Presidente Luiz Argolo, se reuniu com o Ministro do Desenvolvimento Social (MDS), Alberto Beltrame, para cobrar uma posição clara a respeito da nossa saída do INSS. A ANMP entende que a vitoriosa parceria desenvolvida com o Governo depende dessa contrapartida para continuar presente. O Ministro explicou as dificuldades políticas do momento, e as entendemos, mas que iria levar à Casa Civil a demanda para obter um prazo.
Cumprindo nosso dever de transparência, informamos que persistindo a ausência de prazo para a nossa saída do INSS nas próximas semanas, a ANMP irá convocar uma Assembléia Geral Extraordinária (AGE) para deliberar sobre a manutenção ou encerramento da parceria com o Governo Federal.
A categoria será informada conforme o desenrolar dos acontecimentos.
Diretoria da ANMP