Participam do evento toda a estrutura da DIRSAT, DIVSAT e os 104 SST do INSS.
De 19 a 22 de março, a cidade de Atbaia-SP está sediando o 2º GESmed, Encontro de Gestores Peritos Médicos do INSS, evento promovido pela Diretoria de Saúde do Trabalhador (DIRSAT) com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para alinhamento de condutas, promoção da boa gestão e práticas periciais e esclarecimentos sobre as recentes mudanças de paradigmas envolvendo a atividade médica pericial do INSS.
Na Cerimônia de Abertura, comandada pela Diretora de Saúde do Trabalhador, Karina Braido Santurbano de Teive e Argolo, estavam presentes o Secretário-Executivo do Ministério do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, representando o Ministro de Estado Osmar Terra, e a Diretoria da ANMP, representada pelo Presidente Francisco Cardoso e pelo Vice-Presidente Luiz Argolo.
A Diretora Karina Argolo abriu os trabalhos em um discurso marcante, onde pontuou sua trajetória até a DIRSAT e a necessidade de dar a diretoria algo que ela nunca teve, ou seja, uma boa gestão, eficiente, livre de amarras e impedimentos, para atender aos anseios da sociedade, do governo e da categoria. A diretoria Karina destacou a criação do BILD, do PGAMP, do PMAP e do Governança como resultados práticos dessa nova visão e destacou a importância disso em números, em especial o desabamento dos tempos de espera e de estoque de processos de perícia médica no país, sendo aplaudida de pé por mais de um minuto após encerrar sua fala.
Em seguida, o Vice-Presidente da ANMP, Luiz Argolo, reforçou a importância estratégica do evento, da mudança de paradigma que a carreira estava passando, da necessidade de mostrarmos resultados e, por fim, destacou os resultados impressionantes do trabalho da Perícia Médica e, diante dessa nova realidade e da necessidade que o governo federal tem de levar esse serviço para outras esferas além do INSS, cobrou do Governo a transformação de nossa profissão em uma carreira com mais atribuições, desatrelada do INSS, para podermos desempenhar com a mesma eficiência em outras necessidades de avaliações médicas-periciais que diversos setores do governo precisa.
O Presidente da ANMP, Francisco Cardoso, pediu resistência aos SST e à categoria para enfrentar o boicote aberto e escancarado promovido por setores do INSS contra a categoria, em especial o PGAMP. Lembrou a todos que o INSS não apoiou o evento, pelo contrário, havia dado ordens de cancelamento, e que o mesmo só foi feito graças ao apoio do MDS. Que os peritos não se sintam cansados ou vencidos pelas resistências e comodismos alheios e que iriamos vencer a tudo e a todos pois este é o nosso compromisso pela melhoria da carreira.
O Secretário-Executivo do MDS, Alberto Beltrame, fez uma fala muito entusiasmada, ao iniciar pedindo uma salva de palmas para a categoria pelo compromisso assumido e pelos resultados entregues até o momento, falou da importância da categoria para o país, citou que até o Presidente da República tem citado a revisão de benefícios em seus discursos, algo inédito, que os valores recuperados pelo PRBI equivalem a uma privatização da Eletrobras por ano e que nenhum programa do governo atualmente chega perto da economia propiciada pela ação da Perícia Médica no PRBI, e que os outros programas e seus resultados nas filas de atendimento são reflexo direto da eficiência da categoria. Por fim, anunciou que estão em estudos pelo Governo projetos para aumentar as competências da carreira, ampliando suas atribuições e tornando-a desvinculada do INSS para poder atuar em outras áreas importantes ao país, citando exemplo da isenção de IRPF e de IPI de carros. Por fim agradeceu a todos e disse que podem contar com o apoio do MDS, que o PGAMP será um sucesso e que a categoria será protegida de ataques, ineficiências sistêmicas ou prejuízos causados por falhas de sistemas, não sendo penalizada por isso.
Encerrada a abertura, o primeiro dia foi dedicado a aulas sobre a estrutura da DIRSAT, suas competências, sistemas e PRBI/PGAMP. Até quinta dia 22 os SST terão cursos de imersão em todas as áreas temáticas da gestão da perícia médica previdenciária, assistência social e reabilitação profissional. Participam do evento toda a estrutura da DIRSAT, DIVSAT e os 104 SST do INSS.
Eventos como o GESmed, antes negados pela autarquia para nossa categoria, são essenciais para o amadurecimento da carreira, aperfeiçoamento da gestão e melhoria do atendimento e possuem o total apoio da ANMP.
Segue abaixo a galeria de fotos do evento:
Diretoria da ANMP