ANMP
Hoje (13/06), a Diretoria da ANMP participou de reunião com os representantes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), na qual foi inaugurada a mesa setorial de negociação da Perícia Médica Federal.
Também estiveram presentes os membros da Secretaria do Regime Geral de Previdência Social do Ministério da Previdência Social, apesar de não possuírem competência para dispor sobre os assuntos da audiência.
Inicialmente, o Secretário de Relações do Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, adiantou que o objetivo do encontro estaria restrito à discussão do reajuste remuneratório e que as pautas relacionadas à estrutura da Carreira deveriam ser tratadas diretamente pelo Ministério da Previdência Social.
Ato contínuo, o Secretário Feijóo quis ouvir o pleito de aumento salarial da categoria e disse que sua equipe irá avaliá-lo e trará uma resposta oficial no próximo mês (julho).
Em resposta, a Diretoria da ANMP afirmou que a pretensão de reajuste é de 42%, patamar necessário para garantir a recomposição do poder de compra da remuneração dos Peritos Médicos Federais.
Além disso, a Associação registrou ser essencial a promoção de concurso público para eliminar imediatamente o déficit de 3.500 cargos vagos no âmbito da Carreira, bem como ser fundamental o acolhimento de outros pontos centrais relativos à gestão da Perícia Médica Federal.
A ANMP destacou que o cumprimento integral de acordos anteriormente firmados constitui premissa básica para que a categoria confie que os pactos futuros serão honrados.
Apesar de o Secretário Adroaldo ter confessado expressamente que um novo programa de gestão está prestes a ser lançado – com a majoração das metas e extinção da pontuação do faltoso -, a Diretoria da Associação asseverou que a categoria não aceitará nenhum retrocesso em relação às suas conquistas históricas.
Por fim, em atenção ao pedido do Secretário Feijóo, a ANMP comprometeu-se a encaminhar ofício com pedido de instauração de mesa de negociação com o Ministério da Previdência Social, na qual continuará lutando para que os interesses da categoria sejam sempre resguardados, e espera que a gestão recue em relação à postura ditatorial que tem adotado.
A Associação espera que as novas reuniões com o MGI e com o MPS sejam designadas em breve e, em caso de novidades, divulgará os respectivos informes.
Diretoria da ANMP