Ontem e hoje (23 e 24/09/2024), todos os Peritos Médicos Federais do país observaram uma gravíssima mudança nos sistemas que utilizam cotidianamente, especialmente no Repositório Único Nacional (RUN).
Após o anúncio feito pela ANMP, na última sexta-feira (20/09/2024), a respeito da readequação da greve nacional em curso, a gestão do Departamento de Perícia Médica Federal agiu imediatamente para modificar o fluxo de execução de tarefas remotas pelos servidores.
De modo completamente ilegal e antiético, os gestores interromperam a distribuição das tarefas remotas nas agendas ordinárias dos Peritos Médicos Federais, bem como inseriram um bloqueio para que o RUN fosse acessado, incluindo uma mensagem de que o repositório estaria supostamente vazio.
Ocorre que, a partir da análise da situação de servidores que não aderiram à greve, constatou-se que o fluxo de execução das tarefas remotas – seja as que compõem a meta ordinária ou as que são realizadas de maneira extraordinária – permaneceu normal.
Além disso, a Associação recebeu denúncias de que Chefes e Coordenadores – que participam do bônus – passaram a atribuir para si as tarefas remotas dos servidores grevistas, com o objetivo de absorverem todo o trabalho destinado a eles e aumentarem seus lucros com a bonificação.
Todas essas condutas (bloqueio indevido de acesso ao RUN e atribuição de tarefas para si) são manifestamente criminosas. As ações adotadas pelos gestores violam diversas normas constitucionais, legais e éticas.
A ANMP está ciente do ocorrido e tem compilado todos os documentos comprobatórios recebidos, que servirão como subsídio para as inúmeras medidas judiciais e extrajudiciais que serão adotadas contra a Administração e seus representantes.
O cometimento desses graves atos de improbidade deverá levar à responsabilização dos gestores em todas as instâncias, seja administrativa, criminal ou no âmbito dos Conselhos Regionais de Medicina.
Mais uma vez, a gestão demonstra seu enorme desespero e sua disposição em praticar ilícitos com o intuito de prejudicar os verdadeiros heróis da Carreira (Peritos Médicos Federais da linha de frente) e de beneficiar os traidores, integrantes da casta de incompetentes úteis do Departamento.
A luta permanece! Avante PMF!
Diretoria da ANMP