Hoje (12/11), o jornal “O Globo” publicou reportagem intitulada “Fila do INSS sobe e chega a quase 1,8 milhão; aumento em três meses é de 33%”, na qual destaca a ocultação de informações por parte da Autarquia Previdenciária, bem como registra o impacto causado pela greve dos Peritos Médicos Federais.
De acordo com a reportagem, os dados sobre o estoque de requerimentos pendentes de análise foram extraídos a partir do Boletim Estatístico da Previdência Social (BEPS), e não do Portal da Transparência Previdenciária, que segue sem atualização desde junho de 2024.
A omissão dos números por parte do INSS não é injustificada. A Autarquia Previdenciária decidiu ocultar as informações justamente para impedir que a população tivesse acesso às provas do fracasso das políticas públicas que têm sido adotadas pelo atual Governo, especialmente a partir de julho de 2023, com a evolução indevida do uso do ATESTMED.
Dia após dia, o INSS e o Ministério da Previdência Social caem em contradição, quando são obrigados pela área econômica a reconhecerem que o enfraquecimento dos mecanismos de controle e a facilitação da concessão de benefícios causaram um gigantesco rombo nos cofres públicos.
Ao contrário do que insistiam em afirmar, o ATESTMED não promoveu economia alguma, tampouco permitiu a redução consistente da fila de atendimentos.
Hoje, mais de um ano após a utilização indevida dessa plataforma, os cofres da Previdência Social encontram-se quebrados e o estoque de requerimentos alcança nível próximo aos 2 milhões.
Além disso, os reflexos da greve dos Peritos Médicos Federais começam a ser reconhecidos e apontam para o célere acolhimento das reivindicações, caso a adesão se mantenha ou, até mesmo, seja intensificada, principalmente após o término do programa de bônus.
Em virtude da crise instalada no âmbito da Previdência Social, o momento de agregar mais força ao movimento paredista e, por consequência, de atingir as conquistas almejadas pela categoria é agora!
O fim dos ataques e da desvalorização está próximo! Vamos todos à greve!
Avante PMF!
Link da notícia: https://oglobo.globo.com/economia/noticia/2024/11/12/fila-do-inss-sobe-e-chega-a-quase-18-milhao-aumento-em-tres-meses-e-de-33percent.ghtml
Diretoria da ANMP